quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Casa das Convertidas classificada como monumento de interesse público



A “Casa das Convertidas”, em Braga, criada no século XVIII pelo arcebispo local para acolher as mulheres proscritas pela sociedade, foi classificada como monumento de interesse público.
A classificação do Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas foi declarada a 24 de outubro de 2012, por portaria assinada pelo anterior secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, e hoje publicada em Diário da República.
Atualmente propriedade do Estado, o imóvel, situado no centro da cidade, ficou devoluto em finais dos anos 1990, quando o então governador civil de Braga, Pedro Bacelar de Vasconcelos, o mandou fechar, face às precárias condições de segurança e salubridade.
Entretanto, o estado de degradação foi-se agravando e hoje em dia “ameaça ruína”, segundo a associação de defesa do património JovemCoop. Isto apesar de ser considerado “um notável conjunto arquitetónico”, com uma capela onde existe um altar em talha barroca e um teto de madeira pintada.
A instalação naquele edifício da delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e dos serviços distritais da Proteção Civil é uma das hipóteses já equacionada para o imóvel.
O futuro do edifício será discutido num debate público marcado para o dia 23, promovido pela associação BragaMais.
Em declarações à Rádio Universitária do Minho, Ricardo Silva, da Jovemcoop explicou que o espaço está degradado e quer por isso intervenção imediata. O também membro da BragaMais defendeu ainda uma funcionalidade para o espaço, mas não aquela que o Governo pretende, um serviço de estrangeiros e fronteiras. Um assunto que será por isso discutido no próximo dia 23 pela BragaMais. 
 
Fonte: RUM com Lusa 

Sem comentários:

Enviar um comentário