quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Livro «Paralelos da Consciência» apresentado em Braga



O livro «Paralelos da Consciência», da autoria de Renato Córdoba, com a chancela da Editora Chiado, foi apresentado ao público no passado dia 21 de Dezembro, na livraria Centésima Página, em Braga. 
Trata-se de um livro de crónicas, onde o autor faz uma análise da sociedade contemporânea e os seus paradigmas, expondo de forma incisiva e irreverente, o seu ponto de vista sobre os condicionalismos implícitos nos sistemas que considera retardadores da criatividade humana e inibidores do entendimento entre os povos.

A diversidade das crónicas inseridas nesta obra revela situações facilmente reconhecíveis no dia-a-dia mais comum, mas poderá, também, remeter o leitor às questões mais profundas sobre a sua própria existência.

A obra encerra com algumas das memórias do seu país natal (Brasil), o que proporciona ao leitor um agradável vislumbre das peculiaridades da região onde o autor viveu grande parte da sua juventude: o Pantanal Sul-mato-grossense.


O autor, nasceu em Maio de 1979 em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, onde trabalhou sempre como designer gráfico. Imigrou para Portugal em 2002, onde apaixonou-se pela escrita e publicou as suas primeiras crónicas – algumas delas inserida nesta obra – na edição independente intitulada “Universo Paralelo”; desde então colabora ocasionalmente com um jornal semanário de Macau e jornais diários de Braga, cidade onde está radicado. A sua crónica «O Cheiro das Memórias» sintetiza o início desse percurso e revela-nos de uma forma singular a sua origem.  

Sem comentários:

Enviar um comentário