quarta-feira, 15 de abril de 2015

Conferência e Visita Guiada ao Theatro-Circo

“À Descoberta de Braga” dá a conhecer projecto e arquitectura do Theatro Circo
No âmbito das comemorações do centenário do Theatro Circo, a iniciativa «À Descoberta de Braga» realiza a conferência «O Theatro-Circo de Braga: Projecto e Arquitectura». Inserido no Ciclo de História Local, o evento, que tem lugar na Quinta-feira, dia 16 de Abril, às 21h30, no Theatro Circo, irá centrar-se unicamente no projecto desta emblemática sala de espectáculos e no seu arquitecto, João de Moura Coutinho de Almeida d’Eça (1872-1954).
O Município convida ainda os bracarenses a descobrirem a sua principal sala de espectáculos. Para além da conferência, vão decorrer no Sábado, dia 18 de Abril, duas visitas guiadas ao Theatro Circo, às 10h00 e às 11h00. Os interessados em participar nesta visita guiada devem realizar inscrição online prévia através do seguinte endereçohttp://goo.gl/eOKqoO
As inscrições estão limitadas a 50 participantes por visita e o ponto de encontro será no próprio Theatro Circo. A participação na visita e na conferência é de cariz gratuito, estando aberta a todos os interessados.
Para a criação do Theatro Circo foi, na época, constituída uma Sociedade Anónima, que, em 1909, aprovou o projecto de Moura Coutinho. A obra prolongou-se até 1915, com inauguração no dia 21 de Abril. Para o seu momento inaugural, a companhia do «Éden Teatro de Lisboa» apresentou a peça «A Rainha das Rosas», com Palmira Bastos no papel principal.
O projecto apresentava uma solução de teatro-circo, de palco à italiana e de inspiração Renascentista, de planta rectangular com dois pisos, sobrepujados por cúpula em ferro.

A organização e a distribuição dos espaços revelaram o interesse de Moura Coutinho pelo teatro em geral, e o conhecimento dos interesses e necessidades de artistas e técnicos em particular: a largueza dos espaços, a abundante iluminação, a monumentalidade e sofisticação, aliadas ao luxo do mobiliário, faziam deste teatro um chamariz para atrair as companhias de várias cidades. 
Fonte: Comunicação CM Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário