quinta-feira, 2 de junho de 2011

O factor humano

Texto de Renato Córdoba
cronicas.up@gmail.com

Hoje o meu texto destina-se sobretudo aos que perderam a esperança na política nacional e já não acreditam que a mudança poderá trazer melhores resultados para o país. Escrevo para todos os cidadãos desprotegidos e esquecidos por um sistema fantasiado com pseudo-progressos e utopias sociais. Escrevo para estas pessoas, apenas para lembrar-lhes que o país vive um momento decisivo, e que no próximo dia 5 de Junho, a escolha de cada cidadão através das urnas eleitorais, é da maior importância; provavelmente, o mais importante desde há muitos anos.
Quando o potencial de uma nação depende de um restrito número de pessoas viciadas no poder, toda a sociedade corre grande perigo. O futuro torna-se incerto. Entretanto, o direito democrático é o meio que nos permite mudar esse panorama. Às vezes somos confrontados com frases como “os políticos são todos iguais” ou “isto não mudará nunca”, porém, é sempre bom procurar referências para não nos limitarmos a esses paradigmas; tal como passo a citar o exemplo do Brasil, onde a escassos anos o pensamento geral era semelhante, mas os sucessivos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva provaram o contrário. O resultado é que actualmente, o Brasil está a estruturar-se para em breve ser uma das maiores potências mundiais. Portanto, a mudança é sempre possível... Mas, diferenças à parte, Portugal precisa de uma grande reforma, corrigir os erros do passado e melhorar ou preservar as suas conquistas. Isto não será possível sem a participação de todos, porque a nação é todo o conjunto que caracteriza a identidade de um país. Não se deixem iludir, os portugueses merecem um governo que implemente um sistema justo! O tempo é de resgate ao patriotismo e orgulho à bandeira nacional! O povo deve valorizar o que é correcto, e para isso, deve escolher um governo que reconheça o potencial do seu país. De nada valem o betão e o aço se não houver sustentabilidade económica e sobretudo, a preservação social; o factor humano.
Dia 05 de Junho deverá ser lembrado como o dia em que o povo colocou a bandeira nacional em todas as varandas e janelas, porque esta data é mais importante do que qualquer mundial de futebol, pois o resultado dessas eleições irá determinar o futuro de todos. Por conseguinte, os políticos e a população devem reconhecer que o país está acima de todos os partidos, e que por trás de cada janela onde há uma bandeira de Portugal, existem pessoas, empresários, empregados, desempregados, estudantes, reformados… Pessoas que mais uma vez renovam as suas esperanças e que acreditam que Portugal pode (e merece) ter um futuro melhor.
Por tudo aqui designado, eu acredito na mudança e, estou convicto que você leitor, não deve abster-se. Cumpra o seu dever cívico com orgulho e convicção!

Sem comentários:

Enviar um comentário